Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul   

Praça Osvaldo Cruz, nº 15/912 CEP: 90030-160 - Porto Alegre/RS   

Fone 3226-1921 | 3226-0675 | 3227-9608           satedrs@satedrs.org.br

©2018 by Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões. Proudly created with Wix.com

História 

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul - SATED/RS foi criado em 1º de maio de 1987, tendo como origem a Associação Profissional dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul – APATEDERGS (existente desde de agosto de 1978), representando uma evolução.

 

Surgiu com a finalidade de congregar a classe artística e do entretenimento em torno de assuntos de seus interesses e na defesa de seus direitos, visando ao desenvolvimento profissional da categoria. Entre os anos 2000 e 2008, o SATED/RS passou a ser comandado por sucessivas juntas governativas. Figura regimental de um estatuto obsoleto, a junta governativa foi formada pela primeira vez em 15 de fevereiro de 2000, com o intuito de manter funcionando o Sindicato em virtude do desgoverno e de ação civil movida para invalidar as eleições convocadas em junho de 1997. Desta primeira junta faziam parte Dilmar Messias, Camilo de Lélis, Airton Tomazzoni, Julio Saraiva, Paulo Flores e Giba Assis Brasil. As juntas governativas eram renovadas semestralmente. Cada renovação era feita em Assembleia Geral, com divulgação regulamentada e obrigatória, quando era apresentada a prestação de contas do período anterior e colocada em votação.
As Juntas Governativas sempre foram formadas por representantes de segmentos diversificados e conhecidos no meio artístico. Entre as realizações das sucessivas juntas, destacam-se o saneamento financeiro, a aquisição de uma nova sede, a aquisição do prédio da Cia. de Arte, a recuperação de sua representatividade nos conselhos e comissões do Estado e do Município de Porto Alegre e ações em favor da manutenção da Casa do Artista Rio-Grandense, entre outras.
Em agosto de 2008, foi eleita a última Junta e em outubro do mesmo ano foi dado por extinto o processo movido contra o Sindicato. Com a aprovação do novo Estatuto da entidade, foi possível promover a tão esperada eleição, realizada no dia 16 de dezembro de 2008.