Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul   

Praça Osvaldo Cruz, nº 15/912 CEP: 90030-160 - Porto Alegre/RS   

Fone 3226-1921 | 3226-0675 | 3227-9608           satedrs@satedrs.org.br

©2018 by Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões. Proudly created with Wix.com

Circo Sul na Câmara de Vereadores de PoA

28.03.2019


A Associação de Circo do Rio Grande do Sul - Circo Sul, ocupou a tribuna popular da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde desta quinta-feira (28/3). Na oportunidade, Luciano Fernandes, representante da entidade, pediu o apoio de vereadores e vereadoras à tramitação da chamada Lei do Circo. O projeto de lei, protocolado na casa em dezembro de 2018, foi discutido e elaborado em conjunto por artistas e vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e da Juventude (Cece), que recebeu a demanda.

“É uma arte milenar que está em todos nós”, destacou Fernandes ao discorrer sobre o circo e lembrar especialmente o apoio recebido na Cece por parte do falecido vereador Tarciso Flecha Negra. “Ao falar, ele se emocionava”, disse o orador, e completou: “a atividade esportiva tem dificuldades no final da vida, assim como na vida circense”. O representante da Circo Sul também preside no Rio Grande do Sul a Casa do Artista, que cuida de idosos cujas vidas foram dedicadas às artes cênicas, em teatro ou circo, entre outras áreas.

Fernandes solicitou igualmente que não se utilizem expressões ligadas ao circo de modo pejorativo. “Dizer que é ‘uma palhaçada’, ou ‘é um circo’, pode prejudicar a arte”, afirmou. “O palhaço é um grande profissional”. Ele também agradeceu apoio já recebido da Câmara Municipal para a elaboração da Cartilha do Circo onde está previsto, entre outros itens, a crianças com vida itinerante – filhos de artistas – o direito de serem matriculadas em escolas públicas onde esteja o circo, e lamentou a falta do ensino de artes nesses estabelecimentos. “Ali se formaria um público mais interessado”.

 

Luciano Fernandes preside a Circo Sul(Foto: Giulia Secco/CMPA)

 

 Fonte:

http://www.camarapoa.rs.gov.br/noticias/associacao-pede-apoio-a-tramitacao-da-lei-do-circo

Please reload

Our Recent Posts

Censura nunca mais!

September 5, 2019

SATEDRS articula em defesa do Pro Cultura

August 23, 2019

Pre-conferência Municipal de Cultura - Porto Alegre

July 7, 2019

1/1
Please reload

Tags